LUIZ AMÉRICO DE SOUZA - CRIADOURO LAS



01.  Qual sua profissão? É casado? Tem filhos?
Sou advogado, casado e não tenho filhos.

02. Há quanto tempo você cria Periquitos?

Nasci em 1977 e crio periquitos desde os 07 anos de idade. Comecei a criação com periquito australiano comum e em 1996 iniciei a criação com o padrão inglês.

03. Como, quando e porque começou há criar?

Comecei a criação por ter ganhado 02 casais de periquitos australianos de minha mãe quando ainda tinha 07 anos, na mesma semana já tinha 04 gaiolas um viveiro e mais de 10 periquitos, desde então, não parei mais.

04. Vc tem preferência por cores?

Não tenho preferência por cores.


05. Quantos casais você tem no seu Criadouro?

Em gaiolas de criação tenho 20 casais e ao todo uns 150 periquitos.

06. Que serie ou cor você mais gosta de criar? E porque?

Gosto muito dos Cintilantes e principalmente dos Cintilantes Duplo Fatores, o motivo está coloração e nas marcações das asas completamente diferente da série dos normais e opalinos, como também, por ser uma série onde é possível obter aves de uma única cor, neste caso temos os DF brancos e amarelos.

07. Como está sendo o inicio da temporada de cria esse ano para você?

Não posso reclamar, até o presente momento tenho tirado em 2012 alguns bons filhotes. Não crio em quantidade, já que trabalho com apenas 20 gaiolas. Meu foco está na qualidade e buscando melhorar a cada dia.


08. O que mais te motiva na criação e porque?

O que mais me motiva é o melhoramento genético e buscar chegar  próximo aos padrões europeus.


09. Que cor você tem se destacado nos torneios e que na sua opinião se deve esse fato?

Vejo aves de várias cores nos torneios em todo o Brasil. Não vejo a cor como um detalhe de destaque em torneios, na minha opinião os criadores devem buscar apresentar aves com excelentes padrões e características marcantes dentro do padrão moderno e não focando na cor, salvo no caso das séries raras.


10. Como você tem analisado as mudanças no padrão? Pq notamos que a cada ano tem uma coisa nova?

Acho que o Brasil melhorou muito o padrão do periquito inglês nos últimos anos. Tem periquito bom em todos os cantos do país, acho que isso se deve ao trabalho consistente dos criadores mais antigos e a continuação deste trabalho através dos novos criadores que buscam a cada momento melhorar e aprender uns com os outros.


11. De que criadores se originam suas matrizes?

Analisando os pedigrees das minhas aves a base está no Renato Uchoa,  Manoel Luiz e Fúlvio Lucietto. Apesar de ter comprado algumas aves de Flávio Rabelo, João Paulo Bueno e Sr. Norberto, a base do meu plantel se apoia no trabalho dos 03 primeiros supra citados.


12. Na sua opinião o que mais te chamou atenção no CB desse ano?

O que mais me chamou atenção foi a participação dos criadores da Região Sul no campeonato Brasileiro, gostei dos periquitos apresentados e do julgamento realizado.


13. Para você que criador (es) mais tem se destacado na criação no Brasil?

Na minha opinião os criadores que mais vem se destacando no hobby são: o Nadiomar no Sul, o Sarmento no Nordeste e o Fúlvio Lucietto no Sudeste.


14. Está satisfeito com a evolução do seu plantel? Onde quer chegar?

Estou satisfeito com a evolução do meu plantel. Busco melhorar a cada ano, focando sempre no padrão moderno. Meu objetivo é ter aves equiparadas aos padrões europeus. 


15. Existem alguma cor que tens vontade de criar e ainda não crias? Qual? Porque? Existe possibilidade de vir criar?

No momento não há cores que tenho vontade de criar, pois meu foco está no padrão moderno e não em cores.


16. Para você o periquito cria bem?
O periquito cria bem sim, desde que esteja bastante saudável, o difícil é selecionar bons casais para ter sucesso no plantel.


17. Qual o maior problema que você tem enfrentado na criação de periquito?

Pra mim a maior dificuldade está em melhorar a qualidade das penas, como também, alongar as penas da cabeça (direcionamento negativo) juntamente com tamanho, largura de ombros, máscara baixa e postura. Conseguir várias aves com todos estes requisitos tem sido uma luta. Sem falar em manter um plantel com cabeças limpas e bem homogêneo.


18. Para quem está pensando em começar com que conselho você pode dar?

Acho que o iniciante deve visitar outros criadores, conhecer o hobby primeiro e depois começar a criação com pelo menos 05 casais, já que o periquito necessita do barulho que produzem e do caráter visual para uma boa reprodução.


19. Você se preocupa com as cores ou o que vc se preocupa na criação?

O meu foco está no padrão, buscando sempre o padrão moderno.

20. Como você analisa a questão da importação da Europa?

Acho que o Brasil precisa dar condições para importação e órgãos capacitados e com pessoas capazes de analisar a saúde das aves, mantê-las em quarentena e posterior entrega aos criadores nacionais.

21. Existe alguma regra, segredo ou dica que para você faz diferença na criação ?

Pra mim a base de tudo está na profilaxia, o criadouro deve estar sempre limpo, alimentação saudável e rica, água limpa todos os dias, renovar sempre o ar dentro do criadouro e amar aquilo que faz.


22. Que tipo de acasalamento você nunca faz no seu plantel?

Não faço inbreeding, procuro evitar ao máximo, principalmente acasalamento entre irmãos.


23. Qual sua meta como criador? Onde quer chegar? Qual o caminho?

Minha meta é crescer no hobby dentro do Brasil e ser reconhecido como um bom criador, ficar entre os melhores e ter excelentes aves. Creio que o caminho está na seleção criteriosa de cada ave que se deve usar em cada acasalamento, buscando sempre o padrão moderno e se espelhando nos maiores criadores mundiais.