CARLOS HEITOR AZEVEDO - CRIADOURO CHA




Qual sua profissão? É casado? Tem filhos?

Sou Advogado, tenho uma companheira, e tenho 02 filhos

Há quanto tempo você cria Periquitos?

Crio Periquitos há 03 anos

Como, quando e porque começou há criar?

Comecei criar periquitos em meados do ano de 2009, isso porque sempre fui apaixonado por pássaros, e durante muitos anos criei pássaros silvestres, com as proibições e a burocracia exigida, comecei com os periquitos, e a cada dia fui me apaixonando mais por esses bichos.

Quantos casais você tem no seu Criadouro?

São 28 casais em atividade e 15 casais de reserva, no caso de eventual problema posso substituir.

Que serie ou cor você mais gosta de criar? E porque?

Não tenho preferencia por serie ou cor, como disse no item 04 tenho preferência pela qualidade e busco isso diariamente.


Como está sendo o inicio da temporada de cria esse ano para você?

O inicio foi razoável, entretanto como resido no Rio Grande do Sul, temos aqui o problema com o frio, que os bichos sentem muito e isso acaba atrapalhando um pouco o desenvolvimento dos embriões causando bastante mortes, como também algumas mortes por problemas diversos.

O que mais te motiva na criação e porque?

A criação de periquitos me trouxe grandes benefícios, dentre eles um novo rol de amigos com o mesmo objetivo, e isso já é um motivo excelente para continuar criando, sem contar o fato de que é uma alegria muito grande acompanhar o nascimento, crescimento e evolução das aves.


Que cor você tem se destacado nos torneios e que na sua opinião se deve esse fato?

Eu participei do meu primeiro campeonato aqui no RS nesse ano de 2012 com pássaros nascidos no ano de 2011, e até tive algum sucesso, e os pássaros que mais se destacaram na minha criação, foram da serie dos azuis, dentre eles cintilantes (GF) e asas cinza, esses foram a maioria, entretanto obtive bons resultados em outras series e cores também, isso se deve com certeza ao foto de que as matrizes que originaram esses pássaros são de excelente qualidade.

Como você tem analisado as mudanças no padrão? Pq notamos que a cada ano tem uma coisa nova?

As mudanças são necessárias e salutares, pois sem elas com certeza não haveria o desenvolvimento dos periquitos, as mudanças forçam os criadores a buscarem se adequar a cada dia ao padrão exigido, e isso significa trabalho, estudo, e resultado.

De que criadores se originam suas matrizes?
Hoje meu plantel, é formado por pássaros do Nadiomar ( Nova Gales), do Renato Uchoa e do Fulvio Lucietto.

Na sua opinião o que mais te chamou atenção no CB desse ano?

Tive a oportunidade de ir conferir “in loco”, e o que mais me chamou a atenção, foi o numero reduzidos de criadores de periquitos que se fizeram representar. Temos no Brasil, excelentes criadores, com pássaros maravilhosos, mas infelizmente quando podem mostrar seus bichos não fazem. Respeito a opinião e os motivos de cada um, mas pra quem gosta de periquitos isso realmente chama a atenção, de forma negativa claro.

Para você que criador (es) mais tem se destacado na criação no Brasil?

Na realidade eu conheço a maioria dos criadores de forma virtual, e isso se deve ao tamanho continental do nosso pais. Acompanho por BLOG, pelo Facebook, e vejo que existem ótimos criadores em todos os cantos do Brasil, e com certeza todostem o seu destaque. Mas pra não ficar em cima do muro vejo que o Renato o Fulvio, e mais recentemente, os criadores de CHAPECÓ – SC ( Nadiomar – Andre – Diogo), são os destaques nacionais, na minha opinião.

Está satisfeito com a evolução do seu plantel? Onde quer chegar?
Estou “quase” satisfeito, mas tem muito trabalho ainda a ser desenvolvido, e quero chegar onde todos os criadores querem, próximo do ideal.

Existem alguma cor que tens vontade de criar e ainda não crias? Qual? Porque? Existe possibilidade de vir criar?

Não, ainda continuo pensando na qualidade, a cor pra mim fica em segundo plano de nada adianta um pássaro com cores maravilhosas e de péssima qualidade.

Para você o periquito cria bem?

Existe uma lenda de que o periquito inglês tem dificuldades em criar, entretanto seguindo os procedimentos o periquito cria muito bem, o criador deve dar condições para que eles possam estar sempre aptos para criar.


Qual o maior problema que você tem enfrentado na criação de periquito?

Problemas existem em todos os segmentos, mas o que mais me chama a atenção no Brasil, é a falta de literatura, falta de informações disponíveis aos criadores, sempre que surge algo inesperado o criador tem que fazer uma romaria na tentativa de elucidar o problema, isso tanto no que concerne a saúde quanto no que concerne a acasalamentos, alimentação etc,.etc. Essa deficiência é muito sentida por todos, a literatura que existe a disposição é toda importada, com raríssimas exceções.

Para quem está pensando em começar com que conselho você pode dar?

Adquira matrizes de pessoas com experiências e séria, compre pássaros novos, tente seguir as normas e os conselhos dos mais experientes, não tenha pressa, e seja perseverante que o resultado virá, e tente buscar conhecimentos com criadores de sucesso.

O que vc se preocupa na criação?

Me preocupo com a saúde e qualidade dos pássaros.

Como você analisa a questão da importação da Europa?

Para o desenvolvimento da nossa criação a importação é vital, assim como é na criação de bovinos, equino, caprinos, e etc. etc. Está mais que na hora da FOB agir no sentido de propiciar a possibilidade de importação de aves com intuito de melhoramento genético. Os requisitos, como controle de sanidade e demais, ficam por conta das autoridades fazerem cumprir, mas a importação é vital e urgente, aí sim com certeza daremos um grande salto na nossa criação, ratifico.

Existe alguma regra, segredo ou dica que para você faz diferença na criação ?

OBSERVAÇÃO, essa é a regra, faz a diferença e é minha dica.

Que tipo de acasalamento você nunca faz no seu plantel?

( PAI X FILHO)

Qual sua meta como criador?  Onde quer chegar? Qual o caminho?

Minha meta é criar com responsabilidade buscando sempre o melhoramento genético, não tenho aspirações de ser um super campeão, gostaria de conseguir ajudar no desenvolvimento da criação no Brasil dentro das minhas possibilidades, e o caminho pra isso é trabalho e mais trabalho.