ENTREVISTA COM FULVIO LUCIETTO, CRIADOR E JUIZ



01.  Qual sua profissão? É casado? Tem filhos?

Sou Músico, Saxofonista , casado há 19 anos e tenho três filhos.

02. Há quanto tempo você cria Periquitos?

Comecei com os Periquitos de Exposição em 1997. Até então, nem sequer tinha conhecimento de que já se fazia, há muitas décadas, a criação do periquito australiano em cativeiro, voltada ao aprimoramento genético . Eu criava os periquitinhos australianos comuns desde 1985, e mesmo sem saber sobre os periquitos de exposição, já procurava observar os detalhes daquelas aves e buscava fazer acasalamentos que pudessem gerar periquitos maiores e com cores diferentes, embora, na ocasião, não tivesse a menor idéia da genética de cores dos periquitos . 

03. Como, quando e porque começou há criar?

Sempre gostei de animais e música. Quando era bem pequeno, com cerca de 4 anos de idade, passava horas dentro do galinheiro “cantando” para as galinhas (kkkk.), e já tinha curiosidade em saber o que resultaria do cruzamento entre galinhas de cores e tipos diferentes, como as de “pescoço-pelado” com as de “penas arrepiadas”, das carijós com as vermelhas, etc... Os periquitos, para mim, eram como se fossem “pequenas galinhas coloridas” . Sempre me encantei com a grande variedade de cores em que se apresentavam.  Em 1995, em um Pet Shop aqui em Caieiras, vi pela primeira vez um periquito dos chamados “Ingleses”. Fiquei espantado, pois nem sequer imaginava que existissem essas aves já selecionadas. No ano seguinte, o dono desse PetShop, meu amigo Nicola, comprou a criação fechada, com gaiola e tudo, de um criador da cidade de Ribeirão Pires, que estava parando de criar .Encomendei-lhe, então, um filhote, para “juntar” aos meus periquitinhos australianos . Nessa mesma época,comecei a procurar nas listas telefônicas da região, os telefones dos petshops, com a esperança de receber alguma indicação sobre algum criador de “periquitos ingleses” ( não costumo utilizar desse termo, prefiro Periquitos de Exposição) na minha região. Foi assim que entrei em contato com o João Paulo Bueno, de Jundiaí, e comprei as minhas primeiras aves , depois do filhote que eu já havia encomendado ao Nicola.

04. Vc tem preferência por cores?

Inicialmente, a diversidade de cores era o que me atraía nos periquitos. Com o passar do tempo, e o decorrente envolvimento mais profundo com essas aves , e especificamente com os Periquitos de Exposição, o meu foco se direcionou para a “forma” da ave. No entanto, tudo o que li sobre as cores dos periquitos e seu comportamento na hereditariedade, no livro “Herança de Cores do Periquito Australiano”, de André Nemésio,  procurei experimentar “na prática” dentro do meu criadouro . O comportamento hereditário dos genes que determinam as cores do periquito australiano é extremamente simples e , na maioria dos casos , produzidas a partir da ação isolada de um gene, relacionadas à produção de pigmentos, associados à possibilidade de refração dos spectros de luz, , normalmente determinados geneticamente segundo a ótica de Mendel, assim como também a partir de recombinações fenotípicas ( somatória de características visuais), em um mesmo exemplar, dessas mutações. Já no caso da “forma” do periquito, a história é muito diferente, posto que tais características são promovidas pela ação conjunta de genes morfológicos, nem sequer ainda identificados e descritos, quanto ao seu comportamento hereditário, pela ciência, e cuja associação cromossômica promove alterações estruturais na ave.

05. Quantos casais você tem no seu Criadouro?

Eu possuo 22 gaiolas de criação, a partir das quais procuro distribuir periodicamente os casais, de modo a que possa obter filhotes durante todo o ano, sem contudo desgastar excessivamente as aves . Nunca me preocupei com a quantidade de filhotes e o que determina a utilização, ou não, de todas as gaiolas no processo de reprodução é a possibilidade de ter casais, cujos acasalamentos, sejam pertinentes  ao meu programa de seleção e aprimoramento genético.
 
06. Que serie ou cor você mais gosta de criar? E porque?

Embora as cores também me atraiam, o foco do meu criadouro é o aprimoramento da forma das aves , independentemente das cores . Em razão disso não tenho muitas variedades de cores no meu plantel. No entanto, sempre que me predisponho à buscar produzir cores diferentes, procuro sempre fazê-lo sem abrir mão dos meus critérios pessoais sobre as características desejáveis de forma e empenação das aves.

07. Como está sendo o inicio da temporada de cria esse ano para você?

Eu, erroneamente inclusive, dificilmente inicio a estação reprodutiva logo no começo do ano, talvez em razão da minha desorganização pessoal mesmo (kkk...). Quase todos os anos acabo por montar todos os casais por volta do mês de maio. Esse ano, como me é habitual, os primeiros filhotes nasceram de casais que já estavam em gaiola desde o final de 2011. No entanto, dos primeiros casais que montei, focado para a estação reprodutiva 2012, tive várias perdas de filhotes, ainda muito novinhos ( em torno de 12 dias), o que me levou à desacasalar as aves  para uma manutenção profilática mais rigorosa de ninhos e gaiolas., apesar de acreditar que a origem das perdas esteja relacionada à algum tipo de intoxicação alimentar .

08. O que mais te motiva na criação e porque?

Pessoalmente, entendo a criação de periquitos como uma grande paixão. O desafio do aprimoramento genético, associado ao prazer de observar e interagir com as aves, de vê-las se reproduzindo e criando belos filhotes é, para mim, a grande razão de eu criar periquitos. Certamente, as amizades que conquistamos no hobby são impagáveis. No entanto, penso que, embora elas tenham surgido a partir de um gosto em comum, devem ter consistência para que sobrevivam além dele.

09. Que cor você tem se destacado nos torneios e que na sua opinião se deve esse fato?

Particularmente, desde 2003 não tenho mais participado de torneios como expositor, embora ainda tenha participado da edição de 2007 do “Babyúna”, torneio anual de filhotes da APCPA, bem como também do OPEN APCPA, naquele mesmo ano. Não existe absolutamente nenhum dado científico que sinalize para associação de uma determinada mutação, seja ela qual for, com as características estruturais ou de empenação, dentro da genética do periquito australiano. O que ocorre sim são constatações práticas, por parte de vários criadores, de que aves que expressem fenotipicamente determinadas mutações apresentem  algumas características em comum, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto a empenação. No entanto, pessoalmente defendo a idéia de que qualquer tipo de associação desse gênero decorra, exclusivamente, do processo de seleção genética que foi aplicado, ou não, sobre essas mutações. Coloco a questão dessa forma porque, da mesma maneira que existem “mitos” que associam mutações à supostos “ganho de qualidade”, também existem os mitos que as associam à “falta de qualidade”, como por exemplo a idéia de que o acasalamento “Mutante autossômico recessivo X Mutante autossômico recessivo” produza aves pequenas, que o fator escuro diminua o tamanho, enfim, uma série de conceitos folclóricos que, quando analisados de maneira descontextualizada, provocam uma grande confusão na cabeça do criador iniciante, e até mesmo de criadores já mais experientes, mas que ainda não tiveram a oportunidade de analisar de maneira mais aprofundada a genética dessas aves. Tudo está relacionado ao processo de seleção genética, sem exceção.

10. Como você tem analisado as mudanças no padrão? Pq notamos que a cada ano tem uma coisa nova?

Veja, não podemos confundir a evolução do padrão do Periquito de Exposição com a falta de critérios nos julgamentos. O que ocorre é que, enquanto tivermos julgamentos onde a subjetividade tiver peso maior que os critérios técnicos, esse tipo de discussão irá sempre existir, e isso não apenas aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. A maleabilidade da morfologia do periquito australiano permite que diferentes processos de seleção genética conduzam-nos à resultados estéticos muito diferentes, o que, ao meu ver, torna o julgamento de Periquitos Ondulados Australianos muito mais complexo, o que exige do juiz, além da atenção às penalidades convencionais, também à evolução das formas e proporções dessa espécie, quando contextualizada dentro  do universo dos torneios. O que é novo à cada ano não é o “Standar”  ou o “Padrão” do Periquito de Exposição, posto que na Europa tais mudanças já vem ocorrendo há muitos anos, mas sim o processo de conscientização dos juízes e criadores em relação à essa evolução . Atualmente , a evolução tecnológica facilitou muito o trabalho dos juízes e criadores, na direção de estarem a par de tudo o que vem ocorrendo no mundo, em termos do “Tipo” do periquito ideal. Penso que, dentro do caráter de hobby, cada criador deve criar o “tipo de bicho” que goste, seja priorizando a cor, seja priorizando o tamanho, enfim, buscar o modelo que lhe agrade aos olhos. No entanto, quando o foco são as exposições, os criadores devem ter a consciência de que existe um padrão, que serve como referência para esse contexto, e que é a partir dessa referência que os julgamentos devem ser realizados. É fato que, muitas vezes, os diferentes critérios, aplicados por diferentes juízes, dificultam muito o “foco” do criador ,em relação à “qual direção seguir”  no caminho de criar aves com boas qualidades e adequadas aos torneios. No entanto, acredito que essa questão só será resolvida quando existirem reuniões técnicas entre os juízes em prol de um consenso técnico , e quando os interesses comerciais forem banidos das exposições.


11. De que criadores se originam suas matrizes?

As minhas matrizes não, mas o meu plantel atual é decorrente da recombinação, já há vários anos, de aves de diversas origens. Iniciei em 1997 com aves do meu amigo e professor João Paulo Bueno, e posteriormente, a partir de inserções esporádicas de aves de vários outros amigos, em ordem cronológica, João Paulo Bueno, Manoel Luiz, Joaquim Corrêa Neto, Augusto Francisco, Renato Uchoa, Marcos Elizeu, Ricardo Guimarães, Walter Ansante, José Carlos Giudici, Edson Ferreira, Ciro Franco, Norberto Garcia, André Ramos e Márcio Pizzol.

12. Na sua opinião o que mais te chamou atenção no CB desse ano?

O que me deixou muito contente foi , pela primeira vez, a participação dos amigos de Chapecó, André Ramos, Diogo Vaz e Nadiomar Viccentini. O sacrifício que fizeram em viajar mais de 900Km para participarem com mais de 150 aves certamente fez a diferença. Além disso, a participação de novos criadores também mostrou-se importante, além , é claro, daqueles que sempre prestigiam o torneio, competindo ou apenas visitando.

13. Para você que criador (es) mais tem se destacado na criação no Brasil?

Penso que essa questão seja extremamente subjetiva, difícil de ser  pensada de maneira descontextualizada e até mesmo desnecessária, dentro da ótica de um hobby. Para se fazer uma análise qualitativa, de maneira justa, teríamos que, primeiramente, ter todos os criadores em igualdade de condições, tanto em relação à matéria prima a ser utilizada , quanto à estrutura física e financeira que comportaria todo o processo. O sucesso na criação, ou não, é extremamente subjetivo, além de estar diretamente relacionado à intenção de cada criador. Para quem pensa em quantidade, o sucesso é representado pelo número de filhotes que cria, para quem pensa em premiações, o sucesso está relacionado à quantidade de “Best in Shows” que conquistou, para quem pensa em dinheiro, o sucesso está no que conseguiu lucrar com o hobby, para quem pensa em criar aves coloridas e grandes, o sucesso significa obter isso a partir dos filhotes nascidos, para quem está focado no aprimoramento genético, o sucesso é a evolução contínua do seu plantel, e para quem pensa em criar única e exclusivamente porque gosta dessas aves, para admirá-las e usufruir dos benefícios desse convívio com os periquitos, esse pode acreditar que o seu sucesso será garantido.      

14. Está satisfeito com a evolução do seu plantel? Onde quer chegar?

O que me fascina na criação, voltada ao aprimoramento genético, é justamente essa expectativa da evolução morfológica das aves, do desenvolvimento de características  físicas que possam  agregar-se sempre, da seleção por amostragem e a associação das características desejáveis em famílias. Dentro desse prisma, tenho observado com alegria, nos últimos três anos, os primeiros passos na direção da constatação prática, a partir de uma ótica totalmente voltada para o aspecto científico, sem nenhuma conotação de exaltação pessoal, de toda uma linha de raciocínio de vários anos, buscando compreender, a partir de “tentativa-erro” e observação, como os genes morfológicos se comportariam na hereditariedade. Esse trabalho de pesquisa não tem fim, daí o seu fascínio... 

15. Existem alguma cor que tens vontade de criar e ainda não crias? Qual? Porque? Existe possibilidade de vir criar?

Sim, os Violetas. O aspecto visual “Violeta” é produzido a partir da recombinação de: - dois genes que promovam inibição, ao menos parcial, da produção de pigmento amarelo ( Faces Amarelas ,Golden Faces ou Caras bancas, porém sem fator cinza) ,  - um gene que determine o “Fator de Escuridão” e , -  no mínimo, um gene que possua o fator violeta. Tanto o fator de escuridão quanto o fator violeta estão relacionados à mudanças estruturais das penas (zona de névoa e reflexão) e que terminam por restringir a absorção dos spectros de luz à ondas que sejam mais curtas. Porém, ambos ocorrem em genes completamente distintos e independentes. Pois bem, eu já tive o fator Violeta em algumas aves em meu criadouro, mas acabei ficando sem nenhum exemplar que o tivesse. Esse fato , associado a minha idéia de  produzir cores específicas, desde que isso não prejudicasse  a seleção morfológica já trabalhada no plantel, acabou decorrendo no fato de  não ter mais esse gene nas minhas aves. Eu ainda quero criar violetas sim, inclusive ganhei do meu amigo Luiz Américo um macho Opalino Violeta que pretendia utilizar, porém acabei perdendo-o antes de encontrar um acasalamento ideal para ele, dentro do meu plantel. Pra você ter uma idéia de como, as vezes, eu sou bem “Neura”, o bicho ficou comigo aqui por mais de um ano sem ir para a gaiola de criação ! kkkkk...

16. Para você o periquito cria bem?

Cria muito bem sim !  Confesso que tinha a sensação de que, quanto mais elaborado o bicho fosse, mais “chato” ele seria para reproduzir-se. Mas também confesso que, de um ano para cá, estou repensando essa idéia, principalmente depois de ver , na casa do Daniel Lütolf, ele criar, com 77 gaiolas,  e com aves  impressionantes, mais de 700 filhotes , e sem utilização de inseminação artificial ! Vi, na mão dele , o filhote com o anel número 689...

17. Qual o maior problema que você tem enfrentado na criação de periquito?

Ultimamente, o meu maior problema tem sido arrumar tempo para estar com as aves. No entanto, de uma maneira geral, penso que um problema sério para o criador seja a heterogeneidade dos julgamentos. Isso certamente tira-lhe o foco de qual caminho seguir dentro do processo de seleção genética por amostragem. 
18. Para quem está pensando em começar com que conselho você pode dar?

NÃO SAIA GASTANDO RIOS DE DINHEIRO COM PERIQUITO ! ! !  Tome muito cuidado com os comerciantes do hobby. Por mais contraditório que isso possa parecer, o fato de um periquito ter vencido uma série em Campeonato Brasileiro, BW, ou seja lá o que for, não significa que a ave tenha qualidades que justifiquem a sua aquisição. O julgamento de periquitos é sempre comparativo e a análise é feita, sempre, em relação aos outros concorrentes. Se o nível técnico do torneio for baixo, até mesmo o Best in Show pode não ser uma ave interessante. Outra coisa: por mais que a aquisição de uma ave já mais elaborada, pertencente à uma família consistente possa realmente contribuir para a evolução de um plantel, NUNCA abra mão de desenvolver as suas próprias famílias, de trabalhar com afinco com aquilo que você tenha em mãos. Isso fará a diferença. Há muita gente boa no hobby, e Graças à Deus , hoje em dia vê-se aves de ótima qualidade em todo  o país. Ouça, com respeito e atenção, o que os criadores mais experientes tem para falar, mas nunca abra mão de tentar e errar (ou acertar), de tirar as suas próprias conclusões, de observar atentamente, de comparar detalhadamente, nunca diga “Amém” à tudo que se fala, mesmo que as palavras partam de pessoas tidas como “conhecedoras” do assunto, principalmente se elas, assim, se “auto-rotularem” ! kkkk....

19. Você se preocupa com as cores ou o que vc se preocupa na criação?

Normalmente, a criação, quando voltada ao aprimoramento o genético, prioriza sempre a “forma” ( proporção de medidas, boa empenação, etc)  das aves e a consistência genética do plantel, independentemente das recombinações de cores que, eventualmente, tenha que se fazer em prol desse objetivo. A menos que o seu objetivo seja criar realmente “cores”, sem uma preocupação com a “forma” do bicho (o que, diga-se de passagem, não tem nada de errado), desconsidere qualquer “receita” sobre “acasalamentos não-aconselháveis entre determinadas cores”. Pense sempre em “somar qualidades” no momento de montar um acasalamento. Se você estender esse raciocínio para “somar as características da família do macho com as características da família da fêmea” (não restringindo esse raciocínio apenas ao casal), você pode potencializar as chances de bons resultados nos filhotes.

20. Como você analisa a questão da importação da Europa?

O processo de seleção genética do periquito australiano, na Europa, iniciou-se muito antes do que aqui no Brasil, portanto é natural que estejam à frente nos resultados obtidos. Certamente, ao introduzir-se uma ave oriunda de um processo de aprimoramento genético já mais avançado promover-se-ia uma aceleração considerável no caminho evolutivo do periquito de exposição brasileiro, assim como ocorreu nas vezes em que em que foram trazidas aves da Europa para o Brasil. Certamente, na década de 80 por exemplo, as discrepâncias qualitativas entre as aves européias e as brasileiras eram muito maiores, o que garantiu, aos seus compradores, a oportunidade de estabelecerem plantéis muito superiores aos que aqui existiam, tamanha era a diferença de qualidade. Porem, mesmo nos dias de hoje, não tenho dúvidas que uma importação bem focada, promoveria uma grande evolução no plantel nacional, assim como aconteceu mais recentemente com a introdução do patrimônio genético Lütolf .    
21. Existe alguma regra, segredo ou dica que para você faz diferença na criação ?
Penso que, além das condições preliminares para uma criação, que se resumem em oferecer boa qualidade de vida para as aves em todos os aspectos, tanto de ordem alimentar quanto salutar, duas coisas sejam muito importantes para o criador que busque o aprimoramento genético, sendo que a segunda pode ser implementada a partir da primeira:  - Aprimore ao máximo a sua capacidade de observação, busque sempre perceber os mínimos detalhes que possam diferenciar a qualidade entre duas (ou mais) aves. Essa certamente será a sua melhor ferramenta.  - E em segundo lugar, busque as melhores referências possíveis. Não se limite ao que dizem os criadores mais experientes, pesquise, observe, procure na internet fotos das aves que vem vencendo os torneios europeus, busque fotos de vários ângulos diferentes da mesma ave, analise-as detalhadamente, compare-as também com fotos das aves preferidas do seu plantel, coloque as fotos lado-à-lado, procure pesquisar a evolução dos plantéis dos grandes criadores mundiais, ano após ano. Normalmente, aqueles que tem home pages, disponibilizam fotos de suas aves de várias gerações. Busque, nas suas aves, o que elas tiverem de bom para te oferecer, você sempre encontrará coisas boas !  Tente, recombine, inverta os casais. Nunca descarte aves que não produziram filhotes de qualidade antes de recombiná-las com, pelo menos, mais dois parceiros diferentes, tanto o macho quanto a fêmea, principalmente se você tiver razões para acreditar que essa determinada ave ( ou família) possa produzir-lhe bons descendentes. Não tenha medo de errar. Não seja refém de comerciantes. Acredite em você, você pode !

22. Que tipo de acasalamento você nunca faz no seu plantel?

Acasalamento aleatório, apenas para “encher gaiola”. Para o criador que tenha como propósito o aprimoramento genético consistente, é fundamental que todo acasalamento elaborado tenha um objetivo determinado, até mesmo para os criadores que são voltados para a produção de cores.

23. Qual sua meta como criador? Como Juiz? Onde quer chegar? Qual o caminho?

Como criador, o meu foco é dar continuidade sempre ao processo de aprimoramento genético, de modo coerente e sem deixar esvair-se o sentimento que me levou à criar periquitos, que é o amor pelos bichos. Como juiz, o meu objetivo é contribuir da melhor forma que eu puder, a partir da minha dedicação pessoal e lisura, para que estejamos sempre no caminho de um hobby saudável e focado, com embasamento técnico, com a informação disseminada à todas as pessoas, sem exceções,  levando às pessoas a consciência de que todos são capazes, de que ninguém é melhor do que o outro, de que estamos todos no mesmo barco...

Fulvio Lucietto –   Criadouro BudgerigART - “A Arte de Criar Peruquitos” .